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Como escolher palavras-chave para uma campanha de links patrocinados

Como escolher palavras-chave

Os links patrocinados são uma estratégia em constante acensão no mundo digital. Segundo pesquisa reallizada pelo Instituto Ipsos OTX em parceria com o Ipsos Global, a internet é o meio mais usado pela população brasileira para pesquisar produtos e serviços. Mais de 80 % dos entrevistados afirmaram utilizar os canais digitais antes de decidir onde adquirir e como pagar o melhor preço por suas necessidades.

Diante desses fatos, desenvolver uma estratégia de links patrocinados é um grande diferencial para garantir taxas de conversão mais expressivas. Dentre as diversas vantagens do investimento estão a agilidade do retorno no investimento, aumento da visibilidade de marcas, produtos e serviços, bem como a flexibilidade de investimento, visto que não é necessário ter um valor mínimo para a manutenção das campanhas – apenas para ativação delas, o que possibilita o desenvolvimento da estratégia para clientes de quaisquer portes e segmentos de mercado, independentemente do orçamento.

Porém, para ver os resultados, é preciso fazer um planejamento cuidadoso. Isso inclui definir tópicos como objetivos da campanha, produto ou serviço a ser trabalhado, diferencial da empresa, o tipo de mensagem que você pretender passar, a prioridade que cada anúncio terá para o cliente e, claro, as palavras-chave que serão utilizadas – principal e decisivo fator para o sucesso das campanhas.

Mas você sabe como escolher a melhor palavra-chave para as suas campanhas de links patrocinados? Para te ajudar a definir esta escolha de forma estratégica, selecionamos algumas dicas. Confira e alavanque os seus resultados agora mesmo.

Palavras-chave: termos gerais e específicos (cauda longa)

Antes de iniciar o levantamento de palavras-chave, é necessário entender o que elas são e suas possibilidades para uma estratégia mais eficaz. As palavras-chaves, ao contrário do que pode parecer, não precisam ser exatamente uma palavra. Ela podem vir como termos (palavras compostas, termos ou até mesmo frases).

Um outro fator relevante é que elas podem ser gerais ou específicas. Ou seja, As palavras gerais são aquelas mais genéricas, que em seu entendimento abordam uma diversidade de possibilidades. Imaginemos um petshop em São Paulo como exemplo. Quando um cliente está em busca de um empreendimento para levar o seu cachorro, o que ele digitaria nos buscadores? A resposta parece óbvia, não? “Pet shop”. Contudo, Imagine quantos estabelecimentos como este existem na cidade, ou pior, no mundo, já que esta é uma palavra estrangeira, e quantos empreendedores tiveram a mesma ideia que você: utilizar a palavra-chave “pet shop” para alavancar suas conversões na web.

Aí entram os termos específicos, também conhecidos como palavras-chave de cauda longa. Eles consistem em afunilar as buscar, certificando que os cliques e conversões serão realizados por usuários que de fato tenham interesse em seu negócio. É simples. Em vez de usar um termo genérico como “pet shop”, você direciona o seu interesse em buscas mais específicas feitas pelo usuário, já que seu  estabelecimento se encontra na cidade de São Paulo. Dessa forma, você poderia trabalhar o termo “pet shop em são paulo”, direcionando os cliques à assertividade.

Mas São Paulo é também uma cidade muito grande, e um morador da zona sul gastaria muito tempo para levar o seu animal de estimação a outra região que não a sua. Dessa forma, você pode ser ainda mais específico: “petshop zona sul de são paulo” ou até mesmo categorizando um bairro como “pet shop jardins são paulo”. Dessa forma você garante que os seus cliques serão de fato fato direcionados a potenciais clientes para a sua loja.

Coloque-se no lugar do cliente

Agora chega a vez de escolher as melhores palavras-chave para o seu trabalho. Antes de mais nada, um exercício poderá ser muito útil para o sucesso de sua campanha. Coloque-se no lugar de seu cliente: o que você digitaria nos buscadores para encontrar a empresa, seus produtos ou serviços? Faça um brainstorming junto a sua equipe. Imaginem a experiência de busca do seu cliente e como ele poderia encontrar a sua marca na internet. Faça uma lista com as sugestões encontradas para aprofundar seus estudos posteriormente.

Analise como seus concorrentes se comportam em relação a isto

Acrescente à sua lista de sugestões as palavras utilizadas por seus concorrentes em seus sites. Muitos deles permitem esta visualização com um simples clique. Passeie pelas páginas da concorrência e avalie quais os termos por ela utilizados. Para isso, clique ctrl+u para exibir o código fonte de cada uma das página e verifique onde está sinalizado “keywords”.

Use suas palavras-chaves para localizar outros termos

Com a ajuda da tecnologia, use as suas palavras chave para encontrar outros termos relacionados às suas ideias. Para isso, a ferramenta ubersuggest ajuda bastante. Nela você insere uma palavra-chave e são sugeridos termos relacionados a esta busca,  afunilando as possibilidades de escolha. Essas palavras podem ser alternativas interessantes e que você ainda não tinha considerado.

Estabeleça palavras-chave negativas

Impedir que determinados termos sejam relacionados com o seu negócio pode ser uma estratégia muito importante. Para isso, defina determinadas palavras como sendo “negativas”. Isso fará com que os mecanismos de busca identifiquem esses termos e não direcionem os anúncios para um público que não seja de seu interesse , melhorando, assim, o tráfego gerado para você. A ferramenta citada anteriormente pode ajudar bastante!

Como validar as melhores escolhas de palavras-chave

O Google oferece gratuitamente o acesso à ferramenta Google Trends, que permite analisar e até mesmo comparar as tendências de palavras-chave escolhidas previamente por você.

Além dela, a empresa também fornece o Planejador de palavras-chave para quem realiza o cadastro na ferramenta Google AdWords. Além de fornecer outras sugestões, ela ainda estima o tráfego de cada termo para ajudar na eficiência das campanhas.

Mas qual a melhor escolha?

As melhores palavras-chave são aquelas que possuem um maior volume de buscas e uma menor competição por elas. É a oportunidade perfeita para as conversões.

É importante ressaltar que para elaborar uma campanha eficiente não basta apenas determinar as palavras-chave que serão utilizadas e pagar por elas. Os links patrocinados exigem acompanhamento constante para otimização de campanhas e, consequentemente, de conversões. Novos anunciantes e oportunidades de negócios aparecem constantemente, por isso, acompanhar os relatórios e sua estratégia diarimente é imprescindível.

O trabalho é minuncioso e requer o acompanhamento de diversas variáveis como, inclusive, o custo pago por cada uma das palavras, que não é estático. Mas isso vamos deixar para abordar em um próximo encontro! Por isso,  considere o apoio, consultoria ou até mesmo uma mão de obra especializada para desenvolver o trabalho.

Agora que você já aprendeu como selecionar as melhores palavras-chave para iniciar e conduzir a sua campanha, mãos à obra. Se ainda restarem dúvidas, compartilhe-as conosco nos comentários. Podemos ajudá-lo! Bons negócios.

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