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Como Gerar Leads Qualificados com o Google AdWords

Geração de Leads com Links Patrocinados

A publicidade online tem ganhado cada vez mais a atenção das empresas. Até alguns anos atrás, as campanhas se restringiam aos meios de comunicação tradicionais como rádio, televisão, revistas e jornais. Por isso, muitas empresas não tinham os recursos necessários, sejam financeiros ou de infraestrutura, para atingir seu público-alvo com ações de comunicação.

No entanto, o uso cada vez mais amplo da internet pelos consumidores tem mudado a forma como os anunciantes enxergam o ambiente digital para propagar seus produtos, serviços e marca. O uso de links patrocinados – os textos e links localizados, na grande maioria das vezes, na parte superior ou do lado direito nos buscadores, com cor em destaque e devidamente assinalados como anúncio – tem se tornado cada vez maior no Brasil e no mundo.

Dentre os diversos benefícios dos links patrocinados, encontra-se a funcionalidade de geração de leads. Devido à segmentação propiciada por esta estratégia, a possibilidade de captar contatos altamente qualificados é ainda maior. Mas você sabe como utilizar esta poderosa ferramenta de publicidade para gerar leads qualificados para a sua empresa? Confira algumas dicas!

Escolha o alvo da campanha

Antes de iniciar a campanha, defina qual público-alvo deverá ser atingido pelo anúncio. Somente assim será possível escolher as palavras-chave, o assunto e o perfil mais adequado de consumidores para que a ação tenha o retorno esperado: geração de leads qualificados!

Lembre-se que o uso de links patrocinados permite o direcionamento de um anúncio para segmentos específicos. Dessa forma, quanto mais você conhecer seu público, maiores serão as chances de que os recursos da campanha sejam aproveitados para gerar leads qualificados, ou seja, captar contatos que possam vir a se tornar clientes em potencial para a sua empresa.

Defina uma isca

O preceito básico para a geração de leads é fornecer algo em troca dos dados de contato. Por isso, para promover uma campanha com foco na geração de leads, defina qual isca utilizar e utilize o serviço de links patrocinados para expandir a sua ação para o público-alvo da sua campanha.

Pode ser um material rico – como um ebook ou whitepaper, muito indicado para negócios B2B -, uma consultoria gratuita, uma promoção ou cupom de desconto – que apesar de muito indicado para negócios B2C, também funciona para negócios B2B.

Elabore uma landing page adequada à promessa do seu anúncio e para a captura de dados

Independetemente da isca escolhida, o sucesso da conversão com os links patrocinados – nesse caso, a geração de leads -,  está diretamente ligado, além da configuração da campanha,  à sua landing page. Esta página é onde o seu lead será direcionado para adquirir o benefício oferecido em troca do preenchimento de um cadastro.

Para o sucesso da conversão, alguns itens são de suma importância em sua landing page. Além de um formulário conciso, solicitando apenas dados cruciais para nutrir os leads até o processo de compra posteriormente, é preciso que a sua página de entrada corresponda à promessa do seu anúncio.

Na divulgação de um material rico como um e-book, por exemplo, você deve desenvolver uma landing page com a capa do seu livro, um resumo em tópicos sobre o conteúdo abordado, além do formulário para download que, nesse caso, deve solicitar nome, endereço de e-mail e o cargo – para análise do poder de tomada de decisão do lead gerado. Estes dados podem variar conforme a sua demanda, mas é fundamental não gerar desgaste nesse processo para não perder estes possíveis clientes.

Já no caso de negócios B2C, como uma loja virtual, por exemplo, o processo deve ser ainda mais prático. Em sua landing page, insira a isca definida – como um desconto de 15% na primeira compra – e solicite apenas o e-mail do lead para o recebimento do código promocional. Não se preocupe com os demais dados. Assim que este desconto se transformar em uma compra, os demais dados serão captados no check-out do seu e-commerce!

Se o investimento for no Google AdWords, aproveite a caixa de captura de e-mail

Caso o link patrocinado escolhido para o investimento seja o Google AdWords, você pode aproveitar o recurso de captura de e-mails disponibilizado pelo serviço. Ele consiste em um box na própria página de resultado da busca da Google. Caso o internauta esteja logado em uma conta da empresa, basta que ele autorize o envio de seu e-mail, que aparece automaticamente preenchido no espaço destinado, para a sua base de dados!

Lembre-se que para que todo este processo funcione efetivamente, a sua campanha deve estar configurada corretamente. Por isso, é sempre favorável contar com o auxílio de profissionais experientes, que consigam desenvolver uma estratégia de sucesso para que o seu público chegue até o seu anúncio, landing page e se torne parte da sua base de dados como um lead qualificado!

Não sabe como elaborar a campanha ou não tem tempo hábil para gerí-la? Entre em contato para que possamos lhe ajudar.

NewMedia Marketing Digital
Agência de marketing digital certificada Google AdWords especializada em marketing de busca.
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