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Índice de Qualidade do Google AdWords: Saiba o que é e como melhorar o seu

Fatores Índice de Qualidade AdWords

Você já ouviu falar em Quality Score ou Índice de Qualidade do Google AdWords? Pouca gente conhece esse termo ou sabe o que ele significa. Porém, apesar de pouco conhecida, é essa a métrica que definirá onde seu anúncio será exibido nos resultados de busca do Google.

O que é o Índice de Qualidade

O índice é determinado por um valor, que vai de 1 a 10, apontado pelo Google, para cada palavra-chave adquirida nas campanhas de links patrocinados de sua empresa. O objetivo é determinar os anúncios mais relevantes de acordo com os termo e palavras-chave buscadas pelos internautas. É com base nesse número que o Google define qual a posição que o seu anúncio irá aparecer nas buscas, bem como o valor que será pago por clique (CPC).

Essa métrica é calculada pelo Google Adwords para cada palavra-chave usada em um campanha. A relevância de cada anúncio é medida com base em um conjunto de fatores, que serão abordados adiante. Os índices de qualidade podem ser visualizados nas estatísticas das campanhas, no campo de análise de palavras-chave e também nos relatórios de conta.

A importância da métrica

Quem está interessado em destacar sua campanha deve ficar atento ao Quality Score. Quanto mais alto o índice, mais destaque o seu anúncio ganhará na posição de visualização e menor será o custo por clique (CPC). Ou seja, esse índice irá influenciar os lances de primeira página, as classificações dos anúncio e o CPC real da palavra-chave.

Os critérios da métrica

Para conseguir melhorar o seu Índice de Qualidade é preciso saber quais os critérios que influenciam essa métrica. Os três principais fatores que Google Adwords utiliza para atribuir o Índice de Qualidade de cada palavra-chave em sua campanha são:

1 – CTR (Taxa de Cliques)

O CTR é o número de cliques que seu anúncio alcançou dividido por quantas vezes ele foi exibido. Esse é o fator de maior peso no Quality Score e responsável por cerca de 60% do índice. Dessa forma, quanto mais clicada for a sua campanha, melhor, já que esse coeficiente irá identificar a relevância do seu anúncio de acordo com quem o procura.

2 – Relevância do conteúdo

Cerca de outros 30% do índice são medidos de acordo com o conteúdo do anúncio e da sua landing page. Isso acontece porque o Google busca interpretar as palavras-chave e analisar a relevância daquele anuncio para cada busca. Isso aumenta as chances da campanha ser útil para os usuários e evita que você pague por uma pesquisa que não está relacionada ao seu produto ou serviço.

3 – Landing Page (página de destino)

As páginas de destino são aquelas para onde o seu anúncio está linkado, ou seja, para onde os internautas irão ao clicar no seu anúncio. Dessa forma, o anúncio só é considerado útil ao internauta se a página para onde ele será direcionado ajudá-lo a encontrar o que está buscando. Nos parâmetros do Google, para uma landing page ser considerada de alta qualidade ela deve disponibilizar conteúdo relevante e original, ser facilmente navegável, carregar rapidamente, ter o mínimo de pop ups ou pop unders possível, transmitir confiabilidade, entre outros pontos.

O valor do investimento também interfere no índice

O valor investido na campanha também pode influenciar na nota final do Quality Score. Quanto maior a verba investida, maior a cobertura da campanha, o que a torna mais abrangente e de maior impacto final.

Com essas informações você já poderá avaliar melhor a qualidade dos índices de suas campanhas atuais e explorar da melhor maneira possível o seu investimento no Google. Se ainda assim restaram dúvidas, compartilhe-as conosco através dos comentários ou entre em contato para pedir mais informações.

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