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Rede de Pesquisa do Google AdWords

Rede de Pesquisa Google AdWords

O Google AdWords, serviço de anúncios da Google, entrou em operação no final do ano 2000, vendendo publicidade textual nos seus resultados de busca. A venda de links patrocinados, com relevância em relação ao conteúdo pesquisado, é até hoje a principal fonte de receita do Google. Com diversas melhorias implementadas desde seu surgimento, a plataforma criou uma maneira segura e eficiente de comprar espaços na grande rede.

Se tornar um expert em Google AdWords não é tão simples. Por isso, em grande parte dos casos, o melhor a se fazer é contar com quem de fato entende sobre o assunto otimizando, assim, os investimentos no serviço. Contudo, independentemente da contratação de uma agência especializada ou da autogestão das campanhas, tomar conhecimento dos  recursos disponíveis no sistema de anúncios da Google é fundamental para uma melhor utilização de suas funções, bem como para a tomada de decisões ou simplesmente para a aprovações de estratégias. Dentre eles, a Rede de Pesquisa é um dos principais. Entenda o porquê.

O que é a Rede de Pesquisas do Google AdWords

A Rede de Pesquisa do Google AdWords, como o próprio nome remete, diz respeito a um grupo de sites de busca – pesquisa – do provedor do serviço, além de alguns parceiros com essa mesma linha de trabalho. Compõem esse grupo sites como o buscador homônimo,o Google Shopping, o Google Imagens, o Google Maps e sites associados, como, por exemplo, a UOL.

Como funciona a Rede de Pesquisa do Google AdWords

É bastante provável que o Google AdWords, bem como a Rede de Pesquisas, façam parte da sua rotina diária e você nem saiba.

Quando você acessa o buscador homônimo da Google para determinada pesquisa, além dos resultados orgânicos, é disponibilizada uma série de links patrocinados para complementar a sua busca. Neste canal, os resultados pagos são destacados em amarelo e devidamente sinalizados como anúncios. É possível encontrá-los no topo e na lateral direita da página. Contudo, outros canais de pesquisa anteriormente citados, como o Google Shopping e a UOL, por exemplo, também dispõem estes resultados de buscas conforme a configuração de sua campanha.

A associação entre o seu anúncio e a circunstância em que ele aparecerá é definida através das palavras-chave ou termos  adotados para a sua campanha, em conjunto com a pesquisa realizada pelo cliente. Ou seja, um escritório de advocacia atrela à sua campanha o termo “consultoria jurídica empresarial em Goiânia”, por exemplo. O anúncio do escritório, então, aparecerá apenas para usuários que procuram na web o serviço divulgado, na localidade informada. Isso possibilita o aumento considerável das conversões, visto que a segmentação atrelada à campanha compõe a estratégia denominada cauda longa  – termos mais específicos que direcionam melhor o tipo de target que sua empresa almeja atingir.

Com isso, é possível segmentar melhor o público-alvo da sua campanha, divulgando de forma mais eficiente a sua empresa, produto ou serviço para quem realmente está em busca do que você oferece.

Além disso, é possível escolher se eles serão exibidos na Rede de Pesquisa da Google ou se pretende também englobar os sites parceiros. Para escolher em quais sites das redes de pesquisa serão exibidos os seus anúncios, você deve acessar a página de configurações da campanha, onde é encontrada a seção Redes.

Conheça as vantagens

Além de direcionar a divulgação para públicos bem definidos – afinal, o Google cruza informações da atividade online online do usuário com anúncios que tenham palavras-chave correspondentes para segmentar os perfis -, o AdWords tem a grande vantagem de mostrar aquilo que o internauta tem interesse – parte do chamado Inbound Marketing, estratégia que se baseia na encontrabilidade da sua marca, produtos ou serviços pelo potencial consumidor, conforme seus interesses. Esses anúncios veiculados na Rede de Pesquisa são muito eficientes, pois exibem exatamente o produto ou serviço que o internauta procura naquele momento. Alguns exemplos onde a Rede de Pesquisa demonstram todo o seu potencial:

  • Anúncios sobre destinos de viagens serão exibidos para pessoas que procuram informações turísticas de determinado lugar;
  • Pessoas que buscam por serviços locais, como salões de beleza, academias, escolas de idioma ou restaurantes, terão acesso a anúncios específicos conforme  localização e tipo de serviço buscado;
  • Consumidores em busca de assessoria jurídica trabalhista, localizam anúncios específicos sobre a área quando a estratégia de link patrocinado estiver associada a palavras-chave de cauda longa: “advogado trabalhista” ou até mesmo quando for necessário a contratação de um serviço em determinada região, como “advogado trabalhista em Brasília”;
  • Ao pesquisarem no google “serviço de contabilidade”, o consumidor irá se deparar com anúncios relacionados a empresas que realizam este tipo de atividade.

Uma outra vantagem bastante considerável está atrelada à forma de pagamento pelo serviço. Através do CPC (Custo Por Clique), o retorno sobre o investimento é consideravelmente maior, principalmente quando há o auxílio de um especialista na gestão da campanha. Isso se deve ao fato de as ações CPC, como o próprio nome diz, vincularem os custos da ação apenas sobre as conversões realizadas – nesse caso, os cliques. Isso significa que você paga apenas pelos cliques recebidos. Não é demais?

Mas atenção: uma campanha mal configurada pode trazer mais gastos que o imaginado. Se forem definidas as palavras erradas para a campanha de sua empresa, você poderá receber cliques de pessoas que buscam por serviços ou produtos não comercializados por sua empresa, e terá que pagar da mesma forma. Por isso, a seleção de palavras-chave é um fator decisivo para o sucesso de sua estratégia.

A Rede de Pesquisa é um ecossistema extenso de grande potencial. Para utilizá-lo da melhor forma possível, é fundamental entender sobre seu funcionamento e segmentar seus anúncios para que eles sejam exibidos para quem realmente importa.

Ela é um importante componente em sua estratégia de marketing digital através do AdWords. Ao entender como ela funciona, você terá não apenas mais possibilidades de anunciar, mas também  melhores resultados em suas campanhas, garantindo que seus anúncios sejam exibidos exatamente para quem você deseja atingir.

Fique ligado para outros artigos da série e aprenda como potencializar o seu negócio. Se ainda restaram dúvidas, deixe o seu comentário ou até mesmo considere uma consultoria especializada!

NewMedia Marketing Digital
Agência de marketing digital certificada Google AdWords especializada em marketing de busca.
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