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Remarketing Google AdWords: Entenda como funciona

Remarketing Google AdWords

Nos posts anteriores do Guia New Media, você pôde conhecer melhor como funciona a Rede de Display e a Rede de Pesquisas do Google AdWords. Hoje você aprenderá um pouco mais sobre Remarketing, uma ferramenta poderosa para alavancar as conversões em vendas de sua empresa. Confira!

O que é Remarketing

O Remarketing consiste em um serviço de anúncios para  alcançar o público que já acessou anteriormente o seu site para conhecer seus produtos ou serviços. Esta publicidade pode ser vista pelo cliente através das buscas realizadas no Google ou ao acessar algum dos sites parceiros do serviço pela Rede de Display.

Resumindo, de forma mais simples, o Remarketing é uma “perseguição” aos possíveis clientes que não realizaram uma conversão ao acessar o seu website. Certamente você já passou por isso, achou estranho ver tantos anúncios relacionados ao que havia pesquisado, mas não sabia que era um recurso disponível também para a sua empresa.

Como funciona

Ao adicionar a tag de Remarketing ao seu site, um código recebido pelo Google AdWords, é possível criar uma lista de Remarketing, que consiste em uma relação com informações de cookies – dados trocados entre o servidor dos sites e o seu navegador – das pessoas que acessaram o seu site.

Essa lista é uma das partes mais importantes para a criação da campanha, principalmente pelo quesito segmentação. Com as listas criadas, você pode definir quais campanhas serão realizadas para cada grupo de clientes.

Como configurar a campanha definindo o tipo de lista mais adequado

A configuração da sua campanha de Remarketing deve ser definida conforme os objetivos de sua empresa, bem como do seu público-alvo. Por isso, selecionamos algumas ideias para que você verifique qual se enquadra melhor nas metas pretendidas:

Toda a sua audiência visualizando a sua campanha

A forma mais simples de executar uma campanha de Remarketing é criando uma lista que inclua todos os potenciais clientes que acessaram o seu site. A grande vantagem desta ação é o alcance do anúncio, fomentando a sua marca, produtos ou serviços a todos que chegaram ao seu site com interesse em produtos ou serviços que a sua empresa oferece. A estratégia é eficiente, mas a falta de segmentação pode acabar reduzindo os resultados das campanhas.

Trazer de volta os visitantes que não concluíram uma conversão

Conversão é a palavra-chave para todas as ações em links patrocinados. Pode ser em cliques (que dão acesso ao seu site), download de um material rico ou, o resultado buscado por todas as estratégias, a conversão em vendas. O serviço permite que você crie uma lista específica que contemple apenas as pessoas que acessaram o seu site e não concluíram a conversão, excluindo quem já a realizou. Para isto, basta usar o recurso de lista de combinações personalizadas.

Lista de remarketing por categoria de produto ou serviço

Uma alternativa para as listas diz respeito à divisão por categoria de produtos ou serviços do seu site. Dessa forma, é possível segmentar suas campanhas ampliando a possibilidade de conversão.

Vá em busca dos consumidores que abandonaram o carrinho compras

Para e-commerces, é possível criar uma lista específica para os clientes que abandonaram o carrinho de compras de sua loja. Como essas pessoas já sinalizaram uma maior possibilidade de conversão, o fomento do produto a esse consumidor o fará considerar novamente a compra do item que ela já possui o interesse, tendenciando a tomada de decisão (positiva!).

Atrair novamente clientes que já realizaram alguma conversão

Ideal para empresas que lidam com sazonalidades – que têm constante renovação de estoque ou que dispõem novidades em produtos ou serviços complementares com certa periodicidade -, é possível criar uma lista de remarketing com duração específica de associação do cookie à lista.

Para isso, você deve levar em consideração o ciclo de compra de seus produtos ou serviços, mais especificamente o tempo médio que dura entre o momento que o cliente acessou o site até a decisão pela aquisição. Esta estratégia também é bastante indicada para períodos específicos, como campanhas para o dia dos namorados, natal, liquidações e outras relacionadas.

 Campanhas com foco em produtos ou serviços adicionais para clientes

O remarketing também permite que você crie listas com seus clientes atuais, fomentando a compra de produtos ou serviços adicionais correlacionados. Uma loja virtual que comercializa móveis para escritório, por exemplo, e realizou a segmentação de uma lista com consumidores de mesas, pode configurar sua campanha de Remarketing com cadeiras, um produto complementar que pode estar na lista de necessidade de quem adquiriu o produto.

Remarketing dinâmico

Um recurso disponibilizado pelo Google AdWords é o Remarketing dinâmico.Ele tem a mesma funcionalidade do serviço convencional, porém possibilita a inserção de uma variedade de produtos que os visitantes do seu site acessaram em seu anúncio. Dessa forma é possível realizar uma abordagem segmentada, ampliando as possibilidades de conversão em vendas ao demonstrar ao seu cliente os produtos que mais chamaram a atenção enquanto navegava em seu site.

Viu como há várias opções para realizar conversões para a sua empresa com o Remarketing? Defina a meta de conversão de sua empresa e procure por uma agência especializada para ajudar em suas campanhas. Se ainda assim houve dúvidas sobre a melhor estratégia para o seu negócio, aproveite a nossa consultoria gratuita!

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Agência de marketing digital certificada Google AdWords especializada em marketing de busca.
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